5 sapatos que você precisa no inverno 2018 (+ tendências Couromoda)

MODA

Só espero que vocês não estejam com vontade de me matar, porque fiquei uma semana desaparecida daqui :/ Mas que me acompanha lá no instagram deve ter visto que eu estava cobrindo a Couromoda e a feira é uma loucura real, vocês não fazem ideia, de verdade.

Pra quem não conhece, a Couromoda é a maior feira de calçados da América Latina e que reúne mais de 2 mil marcas super incríveis e que estão lá para expor seus modelos, novidades e tendências da próxima estação (o inverno) para os lojistas. Como este é o segundo ano que vou a convite da própria feira (fui eu e mais 3 blogueiras/youtubers lindonas!), é muito legal, já que acabo conhecendo e vendo de perto as novidades que vão chegar nas lojas para o inverno em primeira mão!

E, claro, não adianta nada ver tanta novidade e tendência se não for pra rolar um daqueles super posts pra vocês, né!? Só que dessa vez, resolvi fazer diferente, não vou falar de tudo que eu vi na feira (porque foi muita coisa mesmo e sempre tem um estilo ou modelo que a gente só vê em uma ou outra marca), resolvi trazer os 5 sapatos que você precisa no inverno 2018 + um pouco de como as marcas expositoras da Couromoda mostraram essas tendências:

Já não é de hoje que a gente tem visto essas botas enrugadas circulando por aí! Desde que surgiu nas passarelas do inverno 2017 da Saint Laurent, viralizou depois que a Rihanna aderiu à peça cheia de aplicações de brilho (só pra constar: o brilho também vem forte como uma das tendências do inverno 2018), combinando a looks bem despretenciosos, sempre para quebrar o mood casual dos looks de jeans e camisa branca.

Apesar de muita gente ficar olhando a slouch boot e só conseguir enxergar um grande ponto de interrogação, a grande questão é não se intimidar, até porque já é uma peça que vem carregada de informação de moda, então, se você quer investir em uma dessas, vale a combinação de uma slouch menos enrugadinha, ou até numa versão de cano curto, tipo a vermelhinha da Beira Rio, em looks mais casuais e simples do dia-a-dia, mas, claro, também vale se arriscar e ousar em combinações inusitadas, como com looks mais glam e de festa.

Com inspiração nas botas super super altas da Balenciaga, as marcas da Couromoda seguiram o fluxo e também trouxeram essa proposta da bota over the knee quase na altura da coxa. A ideia é apostar na continuidade entre a roupa e a bota, aparecendo quase nada de pele, então, é muito comum combinar esses modelos super compridos a vestidos fluidos, saias e camisetões, fazendo um contraste do oversized com um quê de genderless, combinado a essas botas super charmosas, sexys e que, querendo ou não, tem esse toque de fetichista. 

Um toque especial que aparece nas botas (super) over the knee e que vi na Couromoda com a Verofatto, por exemplo, é a mistura do couro com a meia — as botas meia, os tênis meia vão aparecer com tudo no próximo inverno #ficaadica —, quebrando um pouco desse quê super sexy e garantindo um toque sporty à bota!

Olha que você pode até torcer (ainda) o nariz pros sapatos brancos, mas que todo mundo já resolveu apostar, isso é verdade, até porque pode até ter começado meio tímido com os tênis brancos, mas, hoje em dia, tem até gente apostando em botas de cano comprido brancas — antes isso era coisa de Paquita e bem cafona: só pra você ver como na moda, não existe esse tal de cafona, tudo pode se reinventar e ser chique, só bastam as combinações certas 😉

E esse white fever tá rolando no verão e vai continuar total no inverno 2018 sim: vem em tudo quanto é modelo, tamanho, com ou sem salto. O melhor é que é super simples de combinar um sapato branco ao seu look, porque é uma peça super chique e (na minha opinião) bem fácil de incorporar em diferentes produções!

O que a gente mais quer (já não é de hoje) é conforto e praticidade e parece que, finalmente, a indústria da moda se tocou pra isso. Foi-se o tempo que a gente tinha que passar horas doloridas em cima de um salto pra estar chique e elegante, e um dos maiores exemplos disso (fora os tênis, claro) são as mules!

Apesar de existirem muitos modelos com salto, a maioria deles são super confortáveis, porque assim como essas da Mariotta, são de salto grosso e blocados — que está mega mega em alta. E o mais legal é que as marcas brasileiras, fora os modelos de salto, já aderiram real os modelos sem salto, com opções charmosas e cheias de estilo, em diferentes releituras, seja com bicos mais arredondados ou quadrados, aplicações de metais arredondados, brilhos ou pedras, até as diferentes cores e materiais, que variam do vinil ao matelassê.

Tênis já deixou de ser coisa de academia e passou a ser statement piece de street style, sim senhora! E, agora, se prepara porque as marcas estão investindo cada vez mais em tênis e muitas vem com aquelas versões que estão sendo apelidadas de dad sneakers, aquele estilo de tênis bem old school e até ugly shoes mesmo, tipo o Triple S da Balenciaga — inclusive, essa história de ugly shoes até rendeu um bafafázinho, especialmente depois que Demna Gvasalia, designer da Vetements e da Balenciaga, já disse que não é algo que o ofende, no caso, ele considera um elogio que as pessoas considerem a roupa dele feia, o que mostrou pra todo mundo que o lance de Gvasalia está mais para quebrar padrões, revolucionando o que a gente conhece por estética, do que fazer roupa que todo mundo considere bonita. No caso, não me lembro de ter visto nenhum ugly shoes na Couromoda, mas já adianto a tendência pra vocês, porque não duvido nada que, daqui a pouco, as marcas brasileiras vão aderir também, viu!?

E como o assunto é Couromoda, por lá as marcas mostraram a versatilidade dos tênis em suas coleções em diferentes cores, cadarços (nos materiais dos cadarços, também), materiais ou investindo bastante no estilo flatform (de novo) #ficaadica

E aí, o que vocês acharam das tendências? Qual sapato vocês já querem pro inverno???

ALGUMA OPINIÃO DO POST?

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *